Como será o seu condomínio em 2035?


Especialista em tecnologia e segurança faz sua projeção citando elevadores inteligentes, concierge virtual e entre outras soluções


Por Odirley da Rocha*


Arthur C. Clarke foi à BBC em 1964 para falar sobre o que ele achava que aconteceria no mundo nos próximos 50 anos. Ele disse:

  • Teremos cidades conectadas;

  • Teremos médicos que farão cirurgias remotamente, a milhares de quilômetros de distância;

  • Faremos chamadas por aparelhos e conversaremos com as pessoas através de áudio e imagem;

  • Poderemos trabalhar de nossas casas, pois teremos meios de comunicação conectados via satélite.

No dia seguinte, a imprensa e muitas pessoas o chamaram de louco...mas analisando isso hoje, será que o que ele falou aconteceu? 

Arthur foi um inventor e um escritor apaixonado pelo futuro, amava estudar coisas sobre o tema e se aprofundava muito para dar suas previsões. 

A partir de agora convido você a entrar numa viagem ao futuro em 2035. Vamos?

Imagine você acordando em seu apartamento no dia 03 de agosto de 2035. É uma segunda-feira e são 07h. A assistente virtual, que você deu o nome de Ana, te acorda dizendo “Bom dia senhor João”. A Ana já abre as cortinas do seu quarto, acende as luzes e coloca a sua música preferida: Hey Jude, dos Beatles. 

Porém, você não consegue se levantar da cama, já que no dia anterior fez uma viagem fantástica com o novo drone de transporte de passageiros que o condomínio adquiriu para os condôminos. Você levou quase 3 meses na fila de espera para ter a chance de passear o domingo inteiro pilotando o novo drone do condomínio. No sábado, você teve a aula com o profissional contratado pelo condomínio, que te ensinou a pilotar o novo drone. No domingo, você fez alguns voos rasantes pelas praias de Florianópolis. Foram 10h de pura adrenalina e de imagens nunca vistas antes.

Às 07h15, Ana te chama novamente: “Senhor João, se você se levantar agora, você já chegará atrasado pelo menos 4 minutos. Sua chegada prevista será às 08:04 na Group Security, pois acabou de acontecer um acidente na avenida Beira Mar e o trajeto até a empresa aumentou em 14 minutos e 35 segundos. E você chegará atrasado para a reunião com o senhor Júlio, CEO da empresa.”

Nesse exato momento você se levanta correndo da cama, vai até o banheiro e fala: “Ana, coloca na tela do espelho a pauta da reunião que terei com o senhor Júlio”.

Nesta hora, aparecem no espelho todas as informações da pauta da reunião. Você pergunta para a Ana sobre o resumo da última reunião que você teve com o Júlio e ela ainda faz uma observação: “Senhor João, cuidado, pois você não conseguiu atingir a meta do mês de janeiro e o Júlio está decepcionado com isso, então é importante você pontuar que aquele investimento em marketing que você solicitou – e não saiu – contribuiu para você não bater a meta”. Nesse momento o João dá um grito…"UAUUUUU…Ana o que seria de mim sem você…”.

Quando você está pegando a sua roupa no armário, ela faz mais uma observação. “João, você precisa colocar uma roupa mais social e de cor azul, que é o estilo e o gosto do Júlio”.

Como você mora no 10º andar, a Ana percebeu que faltavam apenas 80segundos para você chegar no elevador e ela já acionou o equipamento. Quando você sai do apartamento, o elevador já está no seu andar, com a porta aberta te esperando.

Quando você entra no elevador, o senhor Rud (concierge virtual do condomínio) diz o seguinte: “Bom dia senhor João, como o senhor está elegante hoje!” (o Rud utilizou algoritmos que medem a altura, face, passos, movimentos e reconheceu que é o senhor João). Ele continua:

“Gostaria de lembrar o senhor que hoje teremos uma assembleia virtual às 19h30 para decidir a compra de mais dois robôs vigilantes que farão a proteção do nosso condomínio 24h por dia, totalmente integrado à força de segurança do nosso bairro. Também gostaria de fazer um elogio ao senhor: na última assembleia virtual todos gostaram da sua participação, pois você tem um ótimo conhecimento em segurança. Senhor João, às 19h29 farei uma ligação para que você possa participar, ok?” 

Você responde: “Sim, pode me ligar”.

João sai do elevador e o Rud abre automaticamente a porta que dá para a saída da garagem, na qual seu carro já está manobrado na posição de partida (pois a Ana já acionou o carro alguns segundos antes para esperar o João na saída do elevador). E você segue em direção à reunião sabendo que chegará 4 minutos atrasado.

Para finalizar, podemos citar algumas tecnologias que farão parte do nosso condomínio em 2035:

  • Secretária virtual nos apartamentos com todos os equipamentos da moradia conectados e interagindo;

  • Drones de transporte de passageiros;

  • Telas especiais espalhadas pelo apartamento;

  • Elevadores inteligentes;

  • Concierge virtual para o condomínio;

  • Carros inteligentes;

  • Robôs vigilantes.


(*) Odirley da Rocha tem MBA em Gestão de Segurança Empresarial e é diretor comercial da Kiper, empresa de portaria remota.


Fonte: Sindiconet



3 visualizações
local mundial administradora mundial administradora logo condominios servicos sindico profissional gestao condominial

Visite

Av. João Maurício, 1675

Emp. J. Mesquita Center Sala 402
Manaíra, João Pessoa/PB

 

telefone mundial adm mundial administradora logo condominios servicos sindico profissional gestao condominial

Ligue

Tel: (83) 3034-9932

WhatsApp: (83) 99390-9951

email mundial mundial administradora logo condominios servicos sindico profissional gestao condominial
  • Instagram Social Icon
  • facebook

2017 por Mundial Administradora.

Orgulhosamente criado por Wix.com